O Universo #2 As Estrelas
As Estrelas
Cada estrela que vemos brilhas é uma esfera luminosa de gás super aquecido, maior do que qual quer planeta e cada uma tem uma história para contar. Um nascimento traumático ou uma a vida por um triz. Mas como elas nasceram? Qual a importância?
Tudo começa com os pilares da criação, são um berçário de estelar. Localizados a 7 mil anos luz da terra os pilares são parte da nebulosa eagle, apenas uma de bilhões de regiões formadoras de estrelas do universo. Os pilares são grandes nuvens de pura e gá hidrogênio.
O hidrogênio é o elemento mais leve limpo e abundante do universo e é o principal componente das estrelas, dentro de uma nebulosa concentração de gás e poeira formão pequenas nuvens no decorrer de milhões de anos, unidas por uma força muito familiar, a força que nós conecta na terra e nos mantem nela, a gravidade. A gravidade une coisas e nos da estrelas, planetas e as galaxias do universo e nem precisa falar que a gravidade é a força principal na astronomia, quando a gravidade atua no universo o que ela produz de mais básico são as estrelas, elas são a unidade básica gerada quando a gravidade une massas.
Cada nuvem que se contrai produz milhares de estrelas. Para formar uma estrela como a nossa (o sol) de 1 milhão e meio de quilômetros de diâmetro, é preciso uma concentração de gás 100 vezes maior que nosso sistema solar.

10 Bilhões de anos mais tardes o centro de hidrogênio da estrela ferve em uma temperatura de 18 milhões de graus. Então acontece algo inacreditável, o centro torna-se tão quente que consegue suportar a fusão termonuclear.
Veja o vídeo:
Conclusão: No inicio a gravidade forma as estrelas e depois a gravidade quer destruir-la
tudo acontece num clarão ofuscante, a maior explosão do universo.
Curiosidade: só a nossa galaxia existe 400 bilhões de estrelas..
0 comentários