TUDO SOBRE VAMPIROS
Tudo sobre Vampiros
O que é Vampiros: Seres fantásticos que, segundo a superstição do povo, sai de noite, das sepulturas, para sugar o sangue das pessoas.
Essa lenda é tão remota quanto a própria existência humana. A essência do vampiro como um monstro sugador de energia vital foi uma das primeiras manifestações culturais diante do desconhecido.
Vampiros é tratado como uma criatura maléfica, perverso, insensível e frio; literalmente frio.
Como eles são: Os vampiros normalmente são pálidos, brancos como neve. Seus olhos são profundos e penetrantes com a iris avermelhada. Eles não são como nós humanos, pois seu corpo é gelado, não emite calor algum alias, já estão mortos.
História: Em 1897, o escritor irlandês Bram Stoker publica o romance “Drácula” que reproduz o cerne da visão do vampiro que temos.
O primeiro conto sobre vampiros que se sabe foi escrito na Inglaterra, no século XIX, pelo inglês John Polidori. A figura do vampiro aqui passa a ser associada a um nobre, o poeta Lord Byron, conhecido e que frequentava as festas em Londres. Pode-se perceber aqui que o vampiro transita na alta sociedade, está vinculado ao nobre e, ao mesmo tempo, ao misterioso. Essa visão do vampiro nobre é a que permanece até hoje.
A Verdade: Nos primórdios, ninguém tinha esse conceito de "doença". O corpo humano e sua complexidade eram absolutamente ignorados. Quando alguém começava a passar mal logo creditavam o fato a algo sobrenatural. Então surgiu a ideia de seres que se alimentavam da energia dos vivos, deixando-os naquele estado torpe até, talvez, levando à morte.
Essa crença popular tem registro em culturas antiquíssimas como a Mesopotâmica, a Grega, a Suméria, a Babilônica, a Asteca, a Africana, a Hebraica e muitas outras. Sendo o sangue o símbolo da vida, muitas acreditavam que os seres se alimentavam dele.
Aparição: Foi nos vilarejos da Europa Central que eles começaram a se parecer mais com os vampiros de hoje. Dai já viu né, teve maior repercussão o pessoal começou falar que era os mortos que levantavam-se para sugar o sangue dos parentes e depois voltavam ao cemitério em forma de morcego. Isso gerou uma onda de pânico que resultou no assassinato de muitas pessoas, foi como a época do Caças Bruxas.
As Doenças: Acontece que algumas das doenças que atacaram a Europa no séc XVIII, hoje conhecidas e Desmestificadas, têm sintomas próximos aos relatos de vampirismo veja algumas delas.
1° Catalepsia: Todos os sentidos vitais do corpo se tornam quase imperceptíveis e a pessoa, consciente, fica imóvel, sendo muito comum o diagnóstico de óbito. Porém, a pessoa desperta do estado após um tempo, podendo ser confundida com um morto-vivo.
2° Porfíria: Doença sanguínea hereditária que tem como sintomas palidez, sensibilidade a luz solar e esticamento da pele ao redor dos lábios e gengiva, deixando os dentes mais saltados.
Outra foto.
E mais parecida Raiva: 7 vezes mais comum em homens, gera hipersensibilidade a estímulos como odor, água, luz, insônia e tendência a vaguear, libido aguçada e ataques de agressividade.
Tudo que precisa para pessoa ser um vampiro. Ainda não se convenceu? Faça uma comparação.
0 comentários