Swift

Especies Humanas - Lobisomem #3





Lobisomem, monstro, besta, criatura maligna, genética ou apenas uma espécie?
Você conhece a Hiperticose(med. aumento da pilosidade, localizada ou geral, de caráter genético ou adquirido, que surge em locais normalmente providos de pelos.) ou Nevo Melanocítico Gigante? (Nevos melanocíticos congênitos, frequentemente abreviados como NMC, são pintas escuras formadas pelo acúmulo anormal de melanócitos em determinadas regiões da pele)  Mas sera mesmo uma doença?

Quem acompanha essa série, sabe muito bem que aqui não existe doenças! Aqui somos todos espécies, e eu vou ao fundo para descobrir qual quer semelhança tanto mistica quanto cientifica e hoje vamos falar dos verdadeiros Lobisomens. No entanto, a ciência explica.

A Ciência Explica:



Hiperticose: A hipertricose  é uma doença extremamente rara, caracterizada por um crescimento excessivo de pelos. As pessoas acometidas por este distúrbio apresentam a pele toda coberta de pelos, exceto as palmas das mãos e dos pés. Só foram relatados 50 casos, desde a idade média.
Existem basicamente duas variantes da doença, são elas:

- Hipertricose Lanuginosa Congênita: o cabelo é relativamente fino e felpudo e pode chegar a 25 cm de comprimento.

- Síndrome de Abras: nesta variante da doença o cabelo é mais grosso, é colorido, e cresce durante toda a vida.

Como ocorre com estes tipos raros de anomalias, não se sabe muita coisa a seu respeito. Sabe-se, porém, que se trata de uma mutação genética. Na maioria das vezes, os indivíduos a adquirem através de herança familiar, esta hereditariedade faz com que seja normal que, em algumas famílias, existam diversos integrantes com esta alteração, visto que existem 50% de chances de que o descendente tenha a síndrome. É interessante ressaltar, porém, que nem sempre as mutações ocorrem de forma hereditária, mas espontaneamente (embora seja ainda mais raro), ou seja, não se conhece a localização genética da mutação nem como ela ocorre.

Além da exagerada presença de pelos, as pessoas que sofrem desta síndrome não possuem nenhuma outra alteração, quer dizer, a expectativa de vida e as chances de ficar doente são as mesmas de uma pessoa normal. Contudo, graças a sua aparência, em sociedade  a pessoa que sofre deste distúrbio geralmente fica isolada, discriminada, maltratada física ou psicologicamente, fato que a torna mais propensa a ter problemas psicológicos, como por exemplo, a depressão.

A maioria das pessoas com esta anomalia tem se tornado famosa ao longo da história. Devido a seu aspecto chamativo, muitos foram trabalhar em circos. Um caso ocorrido em Tenerife, onde Pedro Gonçalvez era exibido por sua família no castelo de Ambras, fato que deu origem ao nome de uma das variantes deste distúrbio.


Nevo Melanocítico Gigante: Os nevos melanocíticos ou Nevo Melanocítico Congênito congênitos surgem quando, devido a uma mutação genética que ocorre após a formação do embrião, há uma falha no processo de migração dos melanócitos da crista neural para a pele. Ao invés de se distribuírem uniformemente, os melanócitos atingidos pela mutação se acumulam em determinados pontos formando os nevos. Os melanócitos não afetados pela mutação migram normalmente, fazendo com que os nevos afetem apenas parte da superfície corporal.

Em alguns casos, NMC de tamanho pequeno ou médio surgem após o nascimento, nas primeiras semanas de vida. Diz-se então que são nevos melanocíticos congênitos tardios.

Um possível mecanismo para a ocorrência do NMC envolve uma enzima conhecida como HGF/SF (Hepatocyte Growth Factor/Scatter Factor) a qual regula o desenvolvimento, migração e espalhamento das células precursoras dos melanócitos.
 Cientistas japoneses conseguiram fazer com que NMCs surgissem em ratos manipulando o gene responsável pelo HGF/SF.
 Este mesmo estudo demonstrou que os nevomelanócitos podem evoluir para melanoma.

Pessoas que possuem nevos melanocíticos congênitos não os herdam dos pais e não podem transmiti-los aos filhos. A mutação que dá origem ao NMC afeta apenas algumas células e não atinge as células germinativas (espermatozóides e óvulos) as quais são as responsáveis pela transmissão das características genéticas de pais para filhos.

Um caso muito famoso foi da jovem Ciera Swaringen, de 19 anos... Ou mais... depende de quando você estiver lendo isso (...) Em fim, Ciera é em minha opinião é a mais linda de sua raça, e realmente superou qual quer tipo de preconceito aceitando o seu corpo dessa forma:








Linda né... não é por que a pessoa é diferente que deve ser tratada de forma diferente, sua raça é pouco conhecida, muito menos suas descendências...

Comparação dos Fatos:

Diante de tanto trabalho, tantas distrações, acabamos não notando esses tipos de pessoas extremamente extraordinária que existe entre nós, e quando esbarramos uma delas, ( "pois o mundo é pequeno" ), jogamos olhares estranho e jugamos em pensamentos.
Nunca ninguém se-quer pensa em sua linhagem... Então vamos para o momento magico da história.

Barghest: De acordo com o folclore, o Barghest apareceria com a morte de qualquer pessoa notável, seguido por todos os outros cães da região em uma espécie de cortejo fúnebre, uivando e latindo ao longo do caminho. Outro componente do mito afirma que a presença do Barghest nas proximidades da residência de um indivíduo poderia significar a morte iminente do mesmo. Além de utilizar a corriqueira forma de um grande cão negro com olhos em chamas, o Barghest também teria a capacidade de tornar-se invisível e mover-se fazendo um perturbador som de correntes chacoalhadas. Outras formas adotadas pelo Barghest incluiriam: um ser humano sem cabeça, um gato branco, um coelho e até um urso.
Barghest foi usado pela escritora J.K Rowling em Harry Potter, mas com o nome diferente, no qual foi chamado de Animago, Lembro que diz: animago quando em fim transformado mantém a consciência humana, podendo raciocinar como humano. Sirius Black <3

Lobisomem: Lobisomem ou licantropo é um ser lendário, com origem na mitologia grega, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.

Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo (Met. I. 237).Uma das personagens mais famosas foi o pugilista arcádio Damarco Parrásio, herói olímpico que assumiu a forma de lobo nove anos após um sacrifício a Zeus Liceu, lenda atestada pelo geógrafo Pausânias.
Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata.
Dizem que algumas pessoas do mundo moderno possui sua linhagem, logo o sangue do lobo-homem corre em suas veias. Não se culpe por ser diferente, pois só conseguimos o que queremos, admitindo o que somos.



You Might Also Like

0 comentários