MISTÉRIOS
ATLÂNTIDA - UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DO MUNDO
Um dos maiores mistérios do mundo é Atlântida. Será que existiu mesmo uma civilização mais de 10.000 anos atrás e que foi destruída em "da noite pro dia"? Se sim, onde ela ficava e o que causou sua destruição?
Atlântida é uma lendária ilha ou continente localizada em algum lugar do oceano Atlântico. Seria um povo evoluído, uma potência, e teriam dominado povos através da conquista e colonização, por toda a bacia atlântica e, mais além, até as ilhas da costa do Mediterrâneo. Algumas dessas regiões, segundo estudiosos, são Baalbeck (Líbano), Jerusalém (Israel) e Tiwanaku (Bolívia) onde estão construídos lugares com megálitos incríveis.
Embora muitas culturas falem que existiu um civilização milhares de anos atrás muito avançada tecnologicamente e espiritualmente, mas que foi subitamente destruída, foi Platão, filósofo grego que foi uma das fontes intelectuais da civilização ocidental, que fez a história bombar.
Platão deixou em seus diálogos Crítias e Timeu, escritos no ano 360 a.C., uma descrição tão convincente da Atlântida que nos leva a duvidar de que a informação por ele transmitida pudesse ser apenas produto de sua imaginação, e não a descrição de uma terra que realmente existiu.
Platão descreveu Atlântida como uma cidade altamente avançada, contornada com paredes circulares. Existe a descrição de enormes palácios para reis e até que possuía forças navais enormes que foram usadas para conquistar outras partes do mundo.
No diálogo Crítias, Platão diz que Atlântida era uma ilha que pertencia a Poseidon, Deus dos mares. No centro da ilha, vivia uma jovem, Clito, por quem Poseidon se apaixonou, mas para poder habitar o mesmo lugar que o de sua amante, o deus ergueu colunas e muros feitos de água em volta da casa de Clito. O que pode ter originado a lenda de Atlântida ser uma cidade submersa, além disso, Poseidon teria tido com Clito cinco pares de gêmeos, sendo o primeiro a nascer, Atlas, a quem seu pai, posteriormente, concedeu a supremacia da ilha, já que ele havia dividido-a entre seus dez filhos. Daí o nome Atlântida.
Segundo Platão, o poderoso império da Atlântida desapareceu de repente em meio a uma guerra com Atenas, quando a ilha ou ilhas centrais, "numa noite e num dia terríveis", submergiram no oceano de nome derivado do seu. Desde então, há 11.500 anos, esse império se encontra no fundo do oceano, perdido e quase esquecido...
O QUE DESTRUIU ATLÂNTIDA?
Existe algumas teorias sobre essa destruição:
- Inundada: De acordo com estudos, a destruição de Atlântida ocorreu aproximadamente entre 11.500 a 10.900 anos atrás, quando o Sistema Solar estava no signo de Leão e está registrado nos livros sagrados de todas as culturas do mundo.
Essa época coincide com o fim do período geológico chamada Pleistoceno, que foi marcado pela era das glaciações do planeta. Há 11.500 anos atrás a última glaciação terminou e o gelo começou a derreter, o que durou anos, fazendo o nível dos oceanos subir ao menos 130 metros e sepultar não só o continente/ilha de Atlântida, mas muitas outras civilizações.
- Bombas Atômicas: A descrição de Platão diz que Atlântica sucumbiu em um dia e uma noite. Muitos estudiosos dizem que pode ser por ataque nuclear, seu próprio povo se autodestruiu...
- Subiu aos Céus: Outros, como Giorgio Tsoukalos, defendem que Atlântida era uma gigantesca nave espacial que simplesmente um dia decidiu voltar para o espaço e decolou!
- Gelo Acumulado: Na década de 1960, o professor Charles Hapgood, tentando entender como ocorreram as eras glaciais, propôs a teoria de que o gelo que se acumula nas calotas polares provocaria um peso suficiente para que o polo terrestre se deslocasse sobre a superfície da Terra, carregando outro continente para o polo e causando uma era glacial nesse lugar. Segundo essa teoria, uma parte dos Estados Unidos já teria se tornado o polo norte e a Antártida já teria se localizado mais acima no Oceano Atlântico, entre a Argentina e a África. Se valendo dessa teoria, o polêmico jornalista britânico Graham Hancock propôs que o continente perdido de Atlântida seria, nada mais, do que a Antártida antes do último período glacial, quando estaria mais alta no Oceâno Atlântico, e as cidades Atlântidas, por sua vez, estariam embaixo de grossa camada de gelo, tornando impossível sua investigação arqueológica.
- Castigo Divino: Na corrente esotérica, Atlântida começou a ruir quando os atlantes começaram a dar mais valor ao material que o espiritual. Deus então ficou bravo e destruiu o lugar.
ONDE ESTÁ ATLÂNTIDA?
De acordo com a descrição de Platão, a Atlântida estava localizada "na frente das Colunas de Hércules", que é o Estreito de Gibraltar, entre Espanha e Marrocos, que separa o Mar Mediterrâneo do oceano Atlântico.
Estudos sugerem que o continente perdido esteja no centro do Oceano Atlântico, entre a Espanha, norte da África e o Caribe. Esse local era o ideal para se viver a 13.000 anos atrás, em plena era Glacial, pois a 35º ao norte do Equador e 35º ao sul, o clima era tropical. Fora desses paralelos, era muito frio para se viver.
CURIOSIDADE:
Egípscios aos Atlântes
"Os Atlantes conquistaram e colonizaram diversos locais no planeta, e que alguns deles são Baalbeck, Jerusalem e Tiwanaku? Então, com a destruição da Atlântida, esses locais foram libertados e depois conquistados por outros povos ou mesmo abandonados."
Só que segundo uma corrente de estudo, os atlantes fundaram o Egito, chamando inicialmente de Zepi-Tepi! Isso mesmo, os egípcios podem ter sangue atlante correndo nas veias.
FONTES: http://www.assombrado.com.br/2014/09/atlantida-um-dos-maiores-misterios-do.html
0 comentários